terça-feira, 2 de abril de 2019

“Saúde não é favor. É direito!" Foi tema na VII Conferência Municipal de Saúde em Iguaracy que buscou na democracia a garantia das conquistas com a participação popular.

O Governo Municipal de Iguaracy, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (28), a VII Conferência Municipal de Saúde.
O evento que aconteceu nas dependências do CEMUPI teve como tema “Saúde não é favor. É direito! Iguaracy em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular". Estiveram presentes ao evento membros da equipe de governo, profissionais e servidores da saúde, associações e conselhos diversos, prestadores de serviços e população em geral. 
O evento que foi conduzido pela Coordenadora da Atenção Básica, Karol Lakava contou na formação de mesa com a presença do prefeito do município, José Torres Lopes Filho, da Gestora e Representante da X Gerência Regional de Saúde, Mary Delanea Pinheiro, da Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renata Dayene e da Secretária Municipal de Saúde, Joaudeni Cavalcante Barbosa da Silva. Ainda estiveram compondo a mesa os secretários Marcos Henrique (Administração), Lígia Torres (Finanças), Juliany Rabêlo (Assistência) e Josenildo Mendes(Controle Interno). O evento contou ainda com a presença dos vereadores Tenente Jorge Soldado
Na ocasião o prefeito do município, Zeinha Torres, agradeceu a presença de todos os participantes, fez um breve relato dos avanços conseguidos na área da saúde durante a sua gestão, realçou algumas necessidades e finalizou desejando uma excelente conferência para todos.
A Conferência Municipal de Saúde foi um fórum de debates entre todos os seguimentos da sociedade civil e governamental e contou com a participação de importantes atores na área da saúde local e também da saúde regional, através da presença da Diretora da X Gerência Regional de Saúde, Mary Delanea, que também é a primeira dama no município.
A conferência que reuniu um grande número de participantes teve como principal objetivo criar um espaço amplo e democrático de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontem diretrizes para a formulação da política de saúde. Palestra Magna da conferência foi realizada pelo senhor Marcos José Moura Magalhães.
O evento contou ainda com uma breve pausa para o coffee break.
Logo após a pausa do lanche, foi feito a composição dos grupos para discussão e elaboração das propostas. O principal intuito foi aprofundar o debate sobre cada temática e elaborar propostas de melhorias para os serviços da saúde.
Em seguida aconteceu a apresentação das propostas para aprovação da plenária. A conferência proporcionou aos participantes um momento importante de debates, onde a gestão pôde dialogar com a sociedade, ouvir suas demandas, apresentar os resultados, e procurar soluções para os problemas do sistema público de saúde. A participação da população iguaraciense e dos profissionais em saúde foi de grande valia, o que tornou a conferência democrática e significativa. 
A Secretária Municipal Joaudeni Cavalcante, ficou radiante com o sucesso da Conferência. “Mais uma vez aquela sensação de dever cumprido! Cumprido, humildemente, com maestria e responsabilidade, com uma equipe que lhe foi depositada confiança e que em nenhum momento mediu esforços para executar seu papel da melhor forma e com o melhor resultado. Quero agradecer com muito carinho ao nosso prefeito Zeinha Torres e toda equipe que faz a saúde do nosso município, com competência e compromisso com todos os Iguaracienses".
A conferência também teve por objetivo eleger os delegados que participarão da etapa Estadual na 9ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO (9ª CES) e a 16ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE (16ª CNS). 

Representando os usuários da saúde foram eleitas Renata Nunes e Shirley Walquiria como titulares e Ângela Siqueira e Daniela Darck como suplentes.
Representando os servidores da saúde foram eleitas como delegadas, Lucenilda e Maria Alves. Na suplência ficou Socorro Borborema e Daniela Roma.
Como gestores, foram eleitas como delegadas, a secretária de saúde Joaudeni Cavalcante e Maria da Conceição.
A conferência estadual será realizada em Olinda/PE, no período de 21 a 24 de maio de 2019 com o tema “Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular”. A conferência nacional será realizada em Brasília/DF, no período de 04 à 07 de agosto de 2019, cujo tema é “DEMOCRACIA E SAÚDE: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS ”.

Nenhum comentário: