sábado, 29 de fevereiro de 2020

Pela primeira vez em Iguaracy, prefeitura paga o PMAQ-AB aos profissionais da Saúde. UBS de Jabitacá cumpriu metas e foi beneficiada.

Pela primeira vez em Iguaracy, o município realiza o repasse do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) para os profissionais visando assim valorizar o trabalho e o cumprimento de metas da categoria.
No município de Iguaracy, a UBS de Jabitacá foi a única avaliada pelo programa pois no período de avaliação a única unidade de saúde que estava com a equipe completa era a mesma, entretanto, em dezembro de 2018, após reuniões da gestão com toda a equipe foi criada uma lei pelo gestor o qual repassa 75% do valor a toda a equipe da ESF por igual, de acordo com as metas cumpridas ao médico, enfermeira, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e coordenação da AB e dos 25% da gestão e repassados um percentual de 8.63% para recepção, auxiliar de farmácia, auxiliar de serviços gerais e motorista da unidade e 16.37% ficou para a gestão.
Segundo nos informou a secretária de Saúde do município, Joaudeni Cavalcante, após a aprovação da lei, a gestão realizou neste mês de fevereiro 2020, o pagamento referente a competência de dezembro 2019 e janeiro 2020 a todos estes profissionais.
Sobre o programa - O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde, a partir do repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem a melhoria no padrão de qualidade no atendimento.

Nenhum comentário: