sábado, 29 de fevereiro de 2020

De 3 para 45 cuidadores durante a gestão do prefeito Zeinha Torres.

Responsabilidade e compromisso com a população que mais precisa no município.
Desde 2013, foi aprovado, pela Comissão de Educação, uma proposta que tornou obrigatória a presença de um cuidador nas escolas regulares para auxiliar os alunos com deficiência, conforme a necessidade. Mas na cidade de Iguaracy, apenas a partir do ano de 2017, início da gestão do prefeito Zeinha Torres, foi que a rede municipal de ensino veio a dar real importância a esta tão importante atividade, e de apenas 03 cuidadores, o município passou a contar com 45 cuidadores, um avanço expressivo que mostra o zelo que a atual administração tem pela parcela da população que mais necessita de cuidados e atenção especial.
O cuidador é o profissional necessário para que a rotina dos alunos de uma instituição de ensino seja mais tranquila e bem aproveitada. É ele o responsável por ajudar as crianças desenvolverem tarefas que ainda não conseguem realizar sozinhas.
Esse profissional tem um papel fundamental quando se trata de inclusão na educação, pois ele também auxilia alunos com necessidades especiais, garantindo a eles segurança, bem-estar e melhor adaptação no ambiente escolar. É por isso e diversos outros motivos que em 2013 se tornou obrigatório a presença de cuidador de alunos com necessidades especiais nas instituições de ensino.
Apesar do cuidador de alunos com necessidades especiais ser tão importante para adaptação de crianças e adolescentes, pouco se sabe sobre essa função. Pensando nisso, o nosso blog separou abaixo as principais informações sobre essa profissão.
O cuidador de alunos com necessidades especiais
O cuidador de alunos com necessidades especiais desempenha suas funções em parceria com o professor. Ele deve ajudar os alunos a se locomoverem pelas dependências da escola, auxiliar no processo de aprendizado, ler e escrever pelo aluno, caso ele não possua autonomia intelectual ou motora para isso.
Seu trabalho também envolve a higiene do estudante, ajudá-lo nas idas ao banheiro e elaborar relatórios à escola e às secretarias especializadas.
O que é inclusão escolar
Inclusão escolar refere-se às metodologias pedagógicas e recursos lúdicos e tecnológicos utilizados pelos educadores em suas aulas, que colaboram para que alunos com alguma deficiência consigam aprender. É uma forma de adaptar o ensino às necessidades dos alunos.
Como o cuidador nas escolas para alunos com deficiência pode colaborar com os professores
Inclusão na educação é um grande desafio para os professores, por isso o cuidador de alunos com necessidades especais é tão importante. É ele quem vai, juntamente com o docente, trabalhar para que alunos com deficiência consigam maximizar seu rendimento.
Existem diversas ferramentas que colaboram para que o professor consiga trabalhar a inclusão em sala de aula, desde metodologias pedagógicas até recursos que envolvem o uso de brinquedos inclusivos.
Acessibilidade e disponibilizar recursos pedagógicos adequados são as principais características de uma escola inclusiva. Porém, inclusão na educação também envolve estimular a interação entre os alunos com necessidades especiais e os demais alunos, parceria entre escola e família, estimular senso de cooperação e colaboração e investir na formação continuada dos profissionais. 
Parabéns para a atual gestão municipal.

Nenhum comentário: