quarta-feira, 25 de julho de 2018

Vítima escapa de golpe pelo WhatsApp e bandido questiona: 'onde eu errei?'




A ousadia dos bandidos surpreendeu uma vítima de Teresina, que preferiu não se identificar, mas

contou ao G1 detalhes de uma tentativa de golpe que ocorreu na terça-feira (24). Os homens, não identificados, tentaram se passar por um primo da vítima, pediram uma transferência de R$ 2,2 mil e, ao perceberem que a vítima não caiu no golpe, questionaram “onde eu errei?”. A vítima decidiu não registrar boletim de ocorrência.
 
A tentativa começou com uma ligação de um número de Goiás, com DDD 62. “Um homem ligou dizendo que era um primo meu de Brasília, perguntando se eu estava reconhecendo a voz. Eu falei que tinha alguns, ele pediu então para eu dizer o nome e eu falei de um deles. A partir de então a pessoa me disse que tinha quebrado o carro na estrada, no Piauí, e pediu para fazer outra ligação”, contou a vítima.

Inicialmente, a história pareceu convincente porque o “primo” não pediu dinheiro. O pedido era apenas para que a vítima ligasse para um outro número, do Piauí, que seria de uma oficina mecânica. A intenção seria apenas garantir que mecânicos fossem até o local.

“Ele não pediu nada, só que eu fizesse essa ligação, me deu a placa do carro, detalhes de onde estava, disse que era a 20 km de Amarante. A atuação deles é muito boa. Quando liguei pro outro número, a pessoa já atendeu falando o nome de uma oficina, confirmou a placa do carro”, relatou.

O tempo todo, segundo a vítima, o "primo" pedia desculpas por estar incomodando. Cada ligação durou cerca de 5 minutos. Dez minutos após a segunda conversa, o golpista com número de Goiás ligou novamente, dessa vez dizendo que precisava do dinheiro.

“Ele contou que os mecânicos não tinham cartão e que não havia onde sacar dinheiro. Eu já tinha desconfiado de algumas coisas, mas nesse momento eu tive certeza que era um golpe”, disse.

A primeira desconfiança aconteceu porque o primo da vítima não morava mais em Brasília, depois uma informação sobre o seguro do veículo pareceu desencontrada e, por fim, o alto valor confirmou a suspeita.

“Nesse momento eu já estava com o Facebook do meu primo aberto, tinha ligado para minha mãe e pesquisei no Google a foto usada pelo suposto mecânico no WhatsApp, que não era do local informado”, relatou.

Depois disso, a vítima recebeu uma última mensagem dos bandidos e contou que havia percebido que era um golpe. Além de ser questionado sobre como tinha percebido, os bandidos disseram ainda que essa era “uma forma de trabalho”.

Polícia

A vítima informou que preferiu não registrar boletim de ocorrência. Ao G1, o delegado titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Alta Tecnologia (Dercat), Daniel Pires, disse que o caso não pode ser investigado porque o crime - caracterizado como estelionato - não foi consumado.

 
Delegado Daniel Pires. titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Alta de Tecnologia (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

Ele explicou ainda que casos de estelionato comum, mesmo que realizados por meio de ligação ou aplicativos de mensagens, podem ser registrados em qualquer delegacia.

"Nós investigamos casos em que a transferência do dinheiro aconteceu pela internet. Casos desse tipo, recebemos cerca de dois por mês na delegacia, mas o número de crimes de estelionato em si é muito maior, sem dúvida", explicou. 
G1

Nenhum comentário: