quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Governo Municipal resgata a Festa de Agosto de Jabitacá

Os religiosos de Jabitacá há cento e quatorze anos comemoram com festa a devoção a “Senhora dos Remédios’, mesmo esta não sendo a santa oficial da igreja, e sim a Imaculada Conceição. 
O fato se iniciou graças a uma tradição que remota aos anos de 1900, com a chegada de uma pequena imagem introduzida pela família Perazzo, e que acabou gerando um novenário que deu origem a festa que hoje conhecemos.
A religiosidade sempre fez parte da história do Distrito de Jabitacá, localizado a cerca de dezoito quilômetros da sede. Porém, boa parte do turismo local está ligada as festividades de rua, a festa sempre foi muito bem frequentada por moradores de todo o Pajeú e inclusive por paraibanos, visto que o distrito faz divisa com a cidade de Monteiro-PB. 
O acesso a Jabitacá se dá pela PE 282 que a liga com sua sede, Iguaracy, e seguindo a mesma PE, na outra extremidade, com o município de Monteiro-PB, porém, todo este trecho se encontra ainda em estrada de chão. Já pela PE 275, que a liga com as cidades de Sertânia e Tuparetama a malha é asfáltica.
A festa tradicional do mês de agosto é um momento muito importante para Jabitacá, além de proporcionar turismo e renda extra para os comerciantes locais, o evento reúne ainda as famílias e os amigos que moram distantes, muito deles, espalhados por este grande Brasil a fora. 
Os moradores de Jabitacá nos últimos anos vinham se reclamando da desvalorização do evento que a cada ano perdia público, porém, graças a um grande investimento e valorização por parte da atual administração do prefeito Zeinha, a Festa de Agosto deste ano de 2017, certamente ficará marcada na memória de muita gente como uma das melhores festas de todos os tempos.
O prefeito Zeinha com sua esposa Mary Delania e amigos
Em sua página na rede social, o prefeito fez um pronunciamento: "Nossos agradecimentos a todos que contribuíram muito além das suas presenças, a todas as pessoas que, abrilhantaram esta festa de grande significado para todos nós, e deixaram nossa festa mais bonita e animada, com um público jamais visto neste evento em nossa cidade.
Ficamos muito felizes por ver que conseguimos, mesmo em tempos tão difíceis para o Brasil, fazer uma festa tão bonita e tão alegre, tentei na medida do possível fazer o melhor, e tenho convicção que agradou a todos.
Os desafios continuarão sendo superados e juntos, pois a população é merecedora de tudo isso. Obrigado a toda equipe e parceiros, que tanto se engajaram com os preparativos organizacionais para a realização de toda essa festa direcionada ao povo", disse o prefeito. 
Assessoria de Comunicação - Governo de Iguaracy/PE

Nenhum comentário: