quarta-feira, 31 de maio de 2017

Secretário de Agricultura de Iguaracy busca experiência de sistema de plantio de palma no RN


O Secretário de Agricultura do Município de Iguaracy, Gerado Messias, esteve com outros Secretários pernambucanos, em visita ao município de Santana do Seridó, no estado do Rio Grande do Norte, onde os secretários viram de perto o uso do sistema de gotejamento, reutilizando o esgoto tratado para produzir alimento para o gado.

A maior parte das cidades brasileiras encontra dificuldade para destinar corretamente a água oriunda dos esgotos domésticos e industriais. O Semiárido brasileiro contabiliza hoje 1.135 municípios, com igual número de redes de esgoto que se fossem tratadas forneceriam água potável para a prática agrícola e também para o consumo humano.
Segundo Salomão Medeiros, pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) da área de recursos hídricos, “a produção diária de esgotos funcionaria como verdadeiros rios perenes, atualmente desperdiçados em uma região que sofre com a estiagem”.
No município de Santana do Seridó (RN), o projeto inovador está reutilizando o esgoto tratado para produzir alimento para o gado. A ideia do projeto “Palmas para Santana” é transformar os 258 mil litros de esgoto gerado por uma população de 2.526 habitantes em água limpa para a irrigação de um banco de forragem, composto por espécies como a palma forrageira, feijão guandu e sorgo.

Informações do Blog do Cauê Rodrigues

Nenhum comentário: