terça-feira, 8 de novembro de 2016

Vereador reeleito que só sabe assinar o nome aplicou 37% do orçamento no ensino de Quixaba quando prefeito

Em uma reportagem especial da "Agência Senado", o ex prefeito de Quixaba, Antônio Ramos da Silva (Pezão), de 69 anos, foi o primeiro prefeito da história da pequena Quixaba, presidente da câmara municipal e acaba de se reeleger vereador de Quixaba, cidade do sertão pernambucano com 7 mil habitantes. Ele não esconde: é analfabeto.

— Quando eu era criança, meu pai precisava dos filhos trabalhando na roça e não me deixou estudar.

Pela lei, os analfabetos não podem se eleger. Pezão, como é conhecido pôde tornar-se político por saber copiar palavras e assinar o nome, o que bastou para a Justiça Eleitoral.
Ele sempre teve assessores de confiança para ajudar na leitura dos documentos. Para ele, os analfabetos deveriam ter o direito de ser votados:

— Tem muito doutor por aí que não tem nem a metade da minha honestidade.
Antônio Julião se elegeu prefeito em 1992, quando Quixaba emancipou-se do município de Carnaíba. Até então, a nova cidade só tinha escolas insuficientes e professoras sem diploma. Tudo mudou. A educação chegou a receber em sua época 37% do orçamento municipal, acima do piso constitucional de 25%.

— Fiz tanto pela educação porque sempre senti na pele o quanto ela faz falta — afirmou o vereador Pezão.

Depois de seu mandato, José Pereira Nunes, o famoso Zé Pretinho deu prosseguimento, elevando Quixaba a ter a melhor educação do pais dos últimos anos, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Inep em 2007.

Nenhum comentário: