terça-feira, 8 de novembro de 2016

Todos os reservatórios com água estão em pré-colapso no sertão, diz Compesa

Foto: Barragem de Brotas (arquivo)

Diante da seca que é considerada a maior dos últimos 60 anos, a Compesa tem encontrado dificuldades também para abastecer as cidades da região do Pajeú. Não fosse a Adutora do Pajeú, o quadro seria mais crítico ainda, uma vez que a maioria dos mananciais da região entrou em colapso total. 

O gerente regional da Compesa Sergio Bruno e o chefe de distribuição Washington Jordão falaram ontem que a Compesa tem trabalhado com produção muito limitada de água, e que a salvação tem sido a Adutora antes prevista para chegar até Flores apenas, mas que se estendeu a cidades como Carnaíba, Afogados, Tabira, São José do Egito, Itapetim, Brejinho, Tuparetama e Santa Terezinha. Entre os poços perfurados na região, os que não secaram, tiveram suas vazões reduzidas. A Barragem de Brotas em Afogados está com 6% de sua capacidade, devendo entrar logo no volume morto, e provavelmente nos próximos quinze dias deverá começar a captar água com bombas flutuantes. 

A barragem do Rosário está em colapso total desde novembro de 2015 e hoje Iguaraci e Ingazeira estão sendo abastecidas pela Adutora do Pajeú, através de uma extensão feita pela Compesa da cidade de Tuparetama. A Barragem do Chinelo em Carnaíba está seca há dois anos. (Por Anchieta Santos)

Nenhum comentário: