sexta-feira, 19 de julho de 2013

ADUTORA DO PAJEÚ: DNOCS MANTÉM PRAZO DE ENTREGA PARA SETEMBRO


 A informação foi repassada pela Coordenadora Estadual do DNOCS, Rossana Bezerra, em contato telefônico com o Promotor de Afogados da Ingazeira, Lúcio Almeida, durante reunião promovida pelo Ministério Público com Prefeitos e representantes da sociedade civil, Compesa, DER e da empresa que está executando os serviços. A reunião aconteceu na tarde desta quinta (18), na sede do MP, em Afogados da Ingazeira.

Os entraves ocasionados pelos proprietários foram superados e resolvidos através de negociação encampada pelo Ministério Público. Segundo os representantes da Empresa, a obra está em ritmo acelerado, com oito máquinas trabalhando, e a água deve chegar, em breve, até Carnaíba. Os Prefeitos da região relataram a gravidade da situação do abastecimento de água na região do Pajeú.

A situação mais grave é a da cidade de Tabira, que deverá ser abastecida apenas por carros-pipa, segundo informação da Compesa. Devido ao colapso da Barragem de Brotas, Afogados da Ingazeira está sendo abastecida com a água de poços artesianos e da Adutora Zé Dantas, em Carnaíba.


Um atraso na liberação dos empenhos financeiros por parte do Governo Federal pode atrasar o andamento da obra. Ministério Público e Prefeitos se comprometeram buscar alternativas para que os recursos sejam liberados, o mais rápido possível, e as obras possam ser aceleradas.

Outros pontos da pauta foram a gestão dos resíduos sólidos, a implantação do SAMU e a questão do abatedouro regional. Participaram da reunião, os Prefeitos José Vanderlei (Brejinho), Dêva Pessoa (Tuparetama), Luciano Torres (Ingazeira), José Patriota (Afogados da Ingazeira) e Arquimedes Machado (Itapetim), além da equipe de promotores públicos do Sertão do Pajeú.

Na reunião, Patriota informou que está articulando, com os demais Prefeitos, um grande mutirão de homens e máquinas para fazer a limpeza da barragem de Brotas. “Com o desassoreamento, a barragem vai ter a sua capacidade de armazenamento de água ampliada. Se o próximo inverno for bom, poderemos acumular uma quantidade maior de água, podendo suportar com mais segurança um tempo maior de estiagem. Estou na expectativa de reunir de trinta a quarenta máquinas, junto às Prefeituras e ao Estado para tocarmos esse mutirão,” declarou o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.

Patriota convidou os Promotores para uma reunião sobre resíduos sólidos (lixões, aterros sanitários, etc), na sede da AMUPE, nos próximos dias 12 e 13 de Agosto. “Vamos envolver o Ministério Público, todos os Prefeitos, e trazer alguns dos maiores especialistas no assunto para nos ajudar a construir soluções econômica e ambientalmente viáveis para a gestão dos resíduos sólidos,” finalizou Patriota.
Blog do Finfa

Nenhum comentário: