sexta-feira, 4 de março de 2022

Cidade de Iguaracy realizou com sucesso o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF edição 2021-2024

 

Com o tema “Garantindo os Direitos de Crianças e Adolescentes do Município de Iguaracy", foi realizado na manhã desta quinta-feira, 03/03/2022, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF edição 2021-2024. O evento é uma atividade metodológica obrigatória do Selo UNICEF e aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores.
A realização foi da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, e da Comissão Intersetorial do Selo Unicef de Iguaracy. Durante o evento foram adotadas todas as medidas preventivas contra Covid-19.
A coordenação do fórum ficou por conta de Jair Moreno que é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). 
A mesa de abertura esteve composta pelo secretário de administração, Marquinhos Melo, pela secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Juliany Rabelo, pela secretária de Saúde, Joaudeni Cavalcante, pelo representante do Conselho Tutelar, Túlio Perazzo, pelo secretário-adjunto de Cultura, Rodrigo Faustino, pelo representante do Controle Interno, Josenildo Mendes e pelo vereador municipal, Everaldo Queiroz.
Estiveram ainda fazendo parte da mesa, a Comissão do Selo Unicef de Iguaracy que tem como articuladora do Selo, Maria Eduarda Melo, como mobilizador da Saúde, Matheus Almeida, como mobilizadora da Educação, Edilene Rezende e como mobilizadora da Assistência Social e do NUCA, Bianca Lucena. 
A articuladora do Selo, Maria Eduarda, destacou que o Fórum que é um importante espaço para a elaboração do diagnóstico municipal sobre a garantia de direitos das crianças e adolescentes do município e tem como principal objetivo a aprovação por parte da plenária do Plano de Ação Municipal de atendimento as crianças e adolescentes. 
O secretário Marquinhos Melo representou o prefeito Zeinha Torres que cumpria agenda fora do município. Ao aderir ao Selo UNICEF, Iguaracy assumiu o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência. A gestão municipal trabalha para fortalecer, cada vez mais, o acesso de crianças e adolescentes aos seus direitos fundamentais.
O vereador Everaldo Queiroz falou representando a Câmara Municipal de Vereadores.

O conselheiro tutelar, Túlio Perazzo esteve representando o Conselho Tutelar de Iguaracy.
Bianca Lucena esteve participando do evento como mobilizadora da Assistência Social e do NUCA.

Antes de partir para a apresentação e votação das propostas, o evento contou com uma apresentação de jovens que compõem o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) que recitaram uma poesia relacionada ao tema.
O momento contou ainda com uma apresentação cultural por parte de jovens que compõem a Cia de Dança Filhos do Sol representando a Secretaria de Cultura e Turismo de Iguaracy.
 
O 1º Fórum Comunitário é uma das grandes etapas do projeto Selo UNICEF. O evento foi um momento de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para a infância e adolescência.
Os municípios que participam do Selo UNICEF se comprometem a melhorar as políticas públicas municipais em sete áreas:
- Desenvolvimento infantil na primeira infância;
- Educação de qualidade para todos;
- Desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida;
- Hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas;
- Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens;
- Prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes;
- Famílias vulneráveis recebendo atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no município.
Momento da fala do mobilizador da Saúde, Matheus Almeida. 
Os resultados alcançados precisam ser sistêmicos, ou seja, permanecer nos municípios mesmo após o término das atividades. Quem participa também é monitorado pelo UNICEF em um conjunto de indicadores sociais. Essa combinação contribui diretamente com 7 e indiretamente com outros 4 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
 
Momento da fala da mobilizadora da Educação, Edilene Rezende.
Ao final do ciclo de quatro anos, em 2024, serão reconhecidos com o Selo UNICEF os municípios que mais avançarem nos resultados sistêmicos (o que eles precisam melhorar), nos indicadores sociais (que refletem a qualidade das políticas públicas para a infância e adolescência) e na participação cidadã e gestão por resultados, garantindo a participação de adolescentes e o fortalecimento dos espaços de participação social no município.
Para garantir a participação popular no evento, a comissão do Selo UNICEF convidou representantes de diversos setores da gestão, órgãos de defesa da criança e do adolescente no município e da sociedade civil.
As deliberações apontadas e votadas durante a plenária foram homologadas e servirão como base para a construção do Plano de Ação Municipal do Selo UNICEF 2021-2024.
Confira todas as fotos do evento diretamente na Página do Governo Municipal:

Nenhum comentário: