segunda-feira, 15 de março de 2021

59,6% dos leitos de UTI do Recife salvam vidas de pernambucanos de outros municípios


A manchete do jornal Diario de Pernambuco de hoje mostra que a rede emergencial montada pela Prefeitura do Recife para receber pacientes com covid-19 atende tanto aos recifenses, como pernambucanos de todas as cidades do estado. Atualmente, quase 60% dos leitos ocupados na rede municipal, estão com pacientes de outros municípios. Ao todo, são 146 pessoas internadas em UTI, sendo 59 (40,4%) do Recife e 87 (59,6%) de outros municípios de Pernambuco, como Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Carpina, Igarassu, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Paudalho, Camaragibe, Caruaru, Goiana, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Nazaré da Mata e Rio Formoso.

Ao todo a rende municipal já atendeu a mais de 3,5 mil pacientes de diversos municípios pernambucanos. O número representa quase 1/3 do total de pessoas atendidas, já que foram cerca de 6,1 mil os recifenses internados e outras 109 pessoas de origem não informada. Ao todo, foram mais de 9,7 mil internações nos hospitais provisórios e na rede própria.

“Neste momento difícil de pandemia e uma falta de empatia que vemos no âmbito nacional, é importante a solidariedade. O Recife é uma cidade acolhedora, que abre as portas com muito carinho para quem vem de fora e não é diferente neste atendimento às pessoas vítimas da covid-19. Nosso sistema de saúde municipal vem acolhendo pessoas de várias cidades do Estado, sem distinção, mostrando que o recifense é um povo solidário em todas as situações”, ressaltou o prefeito João Campos.

O prefeito ressaltou também que esse papel, de criar leitos e receber pessoas de outras cidades foi fundamental no apoio ao esforço estadual de criação de leitos. “O Recife cumpriu seu papel como cidade referência e apoiou o Governo do Estado no atendimento dos casos graves. Nesse ano, voltamos a abrir leitos e chegaremos a 240 novas vagas”, disse o prefeito.

Nenhum comentário: