segunda-feira, 15 de junho de 2020

Programa Criança Feliz de Iguaracy tem experiência exitosa realizada frente a pandemia, Aprovada em 1º Lugar em seleção dos municípios de pequeno porte I do Estado de Pernambuco


O município de Iguaracy , através do Programa Criança Feliz , participou da seleção de experiências exitosas realizadas frente à COVID 19, no acompanhamento aos indivíduos atendidos no Programa Criança Feliz, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude do Governo de Pernambuco

O município terá sua experiência apresentada, em um Seminário que será realizado pelo Governo do Estado por Webconferência, com o tema “Fortalecer quem cuida: a importância do apoio às famílias com crianças pequenas", que será realizado no dia 22/06 ás 16 hrs. Onde mais uma vez a equipe de Iguaracy servirá de Referência para as equipes de outros municípios, no desenvolvimento de politicas públicas para primeira Infância.

Diante do contexto social atual estabelecido com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o município suspendeu o acompanhamento do público PCF, na modalidade visita domiciliar. Porém foram adotadas novas estratégias para que pudéssemos garantir o acompanhamento às famílias .

Uma das estratégias utilizadas foi a elaboração de um Caderno de Atividades, obedecendo às regras do Guia de Visita Domiciliar. Cada visitadora realiza o planejamento das atividades para criança por faixa etária e necessidade identificada, entra em contato por telefone com as famílias que dispõe de aparelho celular, repassam o Caderno de atividades a serem realizadas entre o cuidador e a criança/gestante, após a realização das atividades as visitadoras interagem com as famílias para saber se houve dificuldade na realização e se houve progresso. As famílias que não dispõe de acesso a aparelho celular nem internet, a equipe PCF, realiza a entrega do caderno de atividades nas residências com todos os cuidados necessários .

Esta foi a metodologia que a equipe encontrou para garantir a proteção da família e da equipe durante esse período de pandemia e uma forma também de realizar o acompanhamento com eficácia e qualidade a todas as famílias acompanhadas pelo Programa Criança Feliz .

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, parabeniza toda a equipe do Programa, que tem como Supervisoras: Andresa e Ana Claúdia Visitadoras: Silmara, Mayara, Maria Jéssica, Ana Jéssica, Verônica e Kamila, pelo comprometimento ao trabalho realizado.

Nenhum comentário: