sábado, 29 de fevereiro de 2020

IBGE, Prefeitura e comunidade, dão início aos preparativos voltados ao Censo Demográfico 2020

Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram em Iguaracy na manhã desta sexta-feira (28), tratando sobre o Planejamento e Acompanhamento do CENSO 2020. Antes deste momento, aconteceu uma reunião preliminar com o prefeito Zeinha Torres, com o secretário de Administração, Marcos Henrique, e um representante do IBGE, onde o município ofereceu total apoio, entre eles pessoal da prefeitura para dar suporte e também uma unidade física para que o órgão tenham um ponto de apoio no município.
O encontro realizado na sede da COMDESI contou com a presença do prefeito Zeinha Torres, do presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Olímpio, das Secretárias, Juliany Rabelo (Assistência Social) e Joaudeni Cavalcante (Saúde) e representantes da sociedade civil e sindicatos e dos representantes do IBGE, Genivaldo Gonçalves de Queiroz e João Manoel Domingos Cruz.
O objetivo da reunião que foi coordenada pelos foi apresentar como será realizado o Censo Demográfico que ocorrerá neste ano de 2020 e buscar ajuda das entidades, da população e do poder público. Os presentes foram informados sobre a metodologia da pesquisa, a importância da colaboração da comunidade, o processo seletivo de recenseadores e supervisores, entre outros.
É importante sensibilizar e pedir o apoio da população para que abram as suas casas e respondam a pesquisa com seriedade, para garantir a qualidade dos dados coletados. A cooperação é fundamental para o sucesso da operação.
Para a coleta de dados do Censo Demográfico 2020 o IBGE utilizará dispositivos Móveis de Coleta – DMCs, que permitirão ao recenseador uma melhor identificação de sua área de trabalho, com a visualização de imagens de satélite no aparelho.
É importante frisar que o IBGE não fornece informações individualizadas, portanto o cidadão poderá ficar despreocupado, pois o trabalho é realizado de forma resguardada e sigilosa.
Atenção - É preciso que a população fique atenta a possíveis impostores, os recenseadores não irão pedir contas bancárias ou efetuar vendas. Uma maneira de checar a veracidade dos recenseadores é analisando as perguntas dos profissionais. Não será perguntado aos cidadãos informações como contas bancárias, número de documentos ou senhas. Também, os recenseadores não poderão fazer nenhum tipo de comercialização de produto ou serviço de qualquer espécie e tampouco realizar campanha política, já que o período da coleta de dados do censo coincidirá com a campanha eleitoral das eleições municipais.

Nenhum comentário: