segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Com bandeira verde, contas de luz terão alívio em fevereiro


As contas de luz terão um alívio em fevereiro, por conta do aumento das chuvas. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira, que irá aplicar a bandeira verde no próximo mês. Ou seja, sem custo extra para os consumidores. Em janeiro, a bandeira tarifária aplicada foi a amarela.
A Aneel informou que o acionamento se deve à previsão positiva de chuvas nas regiões onde se localizam os principais reservatórios de hidrelétricas. Com isso, a expectativa é de que ocorra recuperação mais intensa do armazenamento dessas barragens ao longo do próximo mês.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 pela Aneel como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia gerada por meio de usinas térmicas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração de eletricidade.
Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais térmicas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.

Nenhum comentário: