quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Evento do Senar em Jabitacá, também deu início a programação do Novembro Azul no município.

A secretária de Saúde de Iguaracy, Joaudeni Cavalcante, disse que o evento com a presença de equipes do Senar e que foi voltado a saúde do homem e da mulher rural do município de Iguaracy, também serviu para dar o pontapé inicial a campanha "Novembro Azul", neste sentido, a secretária disse que disponibilizou na UBS de Jabitacá, dois médicos para focar nos atendimentos relacionados aos homens.
Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.
O exame de PSA que foi realizado durante o evento junto ao SENAR é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Veja todas as fotos do evento - CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: