quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Iguaracy é 2º Lugar em Políticas Sociais em Pernambuco. Prefeito, Secretária e Equipe do CRAS comemoram.

Uma boa notícia para os iguaracienses: recentemente, o ID CRAS - um indicador nacional que busca capturar a qualidade dos serviços prestados à população por meio das unidades de atendimento da Assistência Social - divulgado pela Secretaria Nacional de Assistência Social mostra relevante melhoria. Em Iguaracy, esse dado saiu da média 2,67 em 2015 para 4,67 em 2018. No ranking dos municípios de Pernambuco, também melhora significativamente a posição, que avança da 21º em 2015 para 2º em 2018.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Iguaracy na atual gestão do Prefeito Zeinha Torres, vem desenvolvendo uma política social pautada no atendimento à população mais vulnerável do município, garantindo o direito a inserção dessa população nos serviços e benefícios ofertados pela Secretaria de Assistência Social, além de investir na qualificação dos serviços através de uma equipe comprometida com o atendimento dos usuários.
"É gratificante e motivador, uma razão de orgulho para toda a gestão!” disse o prefeito Zeinha que parabenizou a equipe e bem como todos os membros da Secretaria de Assistência Social que compõe a rede de atendimentos encaminhados pelo CRAS.
Já a secretária de Assistência Social, Juliany Rabelo, disse que recebeu o resultado com muita satisfação."Para nós que temos a responsabilidade de conduzir esses equipamentos é muito gratificante obter essa nota que demonstra a seriedade e o comprometimento dos técnicos e de toda equipe do CRAS", disse.
Composição do CRAS em Iguaracy:
Coordenadora: Gleicy Kelly Batista Gomes; Assistentes Sociais: Ana Cleide Amaral e Tatiana Carvalho; Psicólogas: Jhenifer Virginio e Mayara Rejane; Recepcionistas: Socorro Araújo e Osmana Vasconcelos.
O ID CRAS é um indicador nacional que retrata a estrutura física, as características qualitativas e quantitativas das equipes de Recursos Humanos, bem como os serviços ofertados à população e os respectivos procedimentos mínimos necessários para uma oferta adequada. Este índice computa uma nota de 1 a 5: quanto maior, melhor a qualidade do serviço prestado por este equipamento.
Destaca-se que este é um importante indicador para o cálculo dos recursos do IGD SUAS: Incentivo financeiro repassado pelo governo federal para apoiar a gestão do SUAS. Os dados dos municípios foram sistematizados pelo setor de vigilância socioassistencial da secretaria-executiva estadual de Assistência Social e podem ser acessados através:https://www.sigas.pe.gov.br/files/09062019112312-monitoramento.idcras.2014.a.2018.pdf
Sobre o CRAS - o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a principal porta de entrada na Assistência Social e tem por objetivo atender a população em situação de vulnerabilidade social. Sua atuação é fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza nos estados. Este equipamento social, que funciona como uma unidade básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, também é responsável por executar os serviços, programas e projetos socioassistenciais desenvolvidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal. Pessoas em situação de vulnerabilidade são atendidas e acompanhadas por profissionais, além de serem incluídas em diversos programas.

Nenhum comentário: