quarta-feira, 19 de junho de 2019

CRAS e Criança Feliz - um pouco sobre estes dois programas apoiados pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Iguaracy.

Com o apoio do prefeito Zeinha Torres, a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Juliany Aparecida de Moura Rabelo, tem procurado investir nos programas sociais do município com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. O Cras e o Criança Feliz são alguns destes programas que fazem parte do leque de atendimentos da Secretaria de Desenvolvimento e Assistencial Social.
CRAS - O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
Com uma média de cento e setenta famílias atendidas no município, o CRAS de Iguaracy tem em sua coordenação a pessoa de Gleicy Kelly Batista Gomes, e é composto por sete integrantes que se dividem na equipe urbana e a equipe volante formado por uma Assistente Social e uma Psicóloga.
O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
O público atendido pelo Cras é bastante diversificado, entre eles famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Criança Feliz - Lançado em 2016, o Programa Criança Feliz atende crianças de 0 a 3 anos de idade e é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.
Com uma média de duzentas crianças acompanhadas, o Criança Feliz em Iguaracy é composto por seis orientadoras sociais e duas assistentes sociais e tem em sua coordenação a pessoa de Andresa Gois de Melo.
O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Nenhum comentário: