segunda-feira, 29 de abril de 2019

II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é realizada com sucesso no município de Iguaracy

Com o tema "Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas", aconteceu no dia 24 de abril de 2019, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do município de Iguaracy.
"Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito", disse a cerimonial.
A diretora da mulher, Shirley Walquiria, fazendo a vez de mestre de cerimônia, saudou de forma muito especial a todos os idosos presentes no recinto, as autoridades constituídas, coordenadores, diretores, vice-diretores, alunos, professores, servidores, imprensa e comunidade presente. 
A composição da mesa de abertura foi formada pela presença da presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Gleicy Kelly, do secretário de Administração, Marcos Henrique, da secretária de Assistência Social, Juliany Rabelo, da secretária de Educação, Rita de Cássia, da representante da Secretaria de Saúde, Carol Lacava, da diretora de Previdência, Mayara Araújo, da diretora de Juventude, Rosângela Queiroz, dos vereadores Fábio Torres e Everaldo Queiroz, da coordenadora do Serviço de Convivência, Cristiane liberal e representando a Associação dos Idosos do Município, o senhor Inácio Moura. Após a composição da mesa foi a vez de cantar o Hino Nacional Brasileiro.
Após o cantar do hino, foi convidado o senhor Marcos Henrique, secretário de administração e no momento representando o prefeito Zéinha Torres, para fazer uso da palavra, logo em seguida, foi a vez da secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Juliane Rabelo, para fazer uso da palavra.
Também estiveram fazendo uso da palavra os vereadores Everaldo Queiroz e Fabio Torres, a diretora de Juventude, Rosângela Queiroz e logo em seguida o senhor Inácio Moura, representando todos os idosos. 
Logo após, foi facultado a palavra para a plenária onde foram apresentados alguns pontos importantes para serem discutidos, como por exemplo, a busca de solução de um problema enfrentado pelos idosos em relação a cobranças indevidas por parte de instituições financeiras.
Após as falas da plenária, a senhora Gleice Kelly tornou aberto os trabalhos do dia, onde agradeceu a presença de todos e pediu para que a mesa fosse desfeita para dar continuidade aos trabalhos. 
O palestrante convidado para conduzir a apresentação e a aprovação do regimento interno foi o assistente social Marcelo Jorge. 
Marcelo fez uma homenagem ao idoso com mais anos de vida e pegou a senhora Ana Cecília de 94 anos de idade de surpresa com um caloroso abraço. 
Após a aprovação do regimento interno, foi realizado a formação dos grupos onde foram discutidos os 4 eixos propostos pela conferência. 
Concluído o trabalho dos grupos, os participantes foram convidados a retornar aos seu lugares para a apresentação e discussão das propostas. 
Após apresentação das propostas, foi a vez de colocar em votação, foram definidos de acordo com o regimento cinco prioridades para cada eixo, quatro para o município e uma para o Estado. 
Após a votação das propostas, foi iniciado a eleição dos Delegados para fazerem parte da Conferência Estadual que será realizada no mês de agosto de 2019. 
"Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida".
Veja fotos do evento:
ÁLBUM 1
ÁLBUM 2

Nenhum comentário: