Somente dois em cada dez municípios brasileiros conseguiram avançar e
também bater suas próprias metas ao fim do ensino fundamental (9º ano)
no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2017. Nos anos
iniciais (5º ano), esse desempenho foi alcançado por mais da metade das
redes municipais. O governo federal divulgou nesta segunda-feira (3) os
resultados do índice. O Ideb é produzido a cada dois anos para os anos
iniciais, finais do ensino fundamental e também para o médio.
Ele é calculado a partir de dois componentes: a taxa de aprovação das escolas e as médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português. Os dados das provas foram conhecidos na semana passada. Os resultados de 2017 confirmam a tendência já visualizada nos últimos anos da educação brasileira. Os resultados são melhores no primeiro ciclo do ensino fundamental, perdem força no ciclo final dessa etapa e praticamente ficam estagnados no ensino médio. As redes municipais reúnem seis de cada dez dos alunos do ensino fundamental em todo país. O Ideb da rede pública nos anos finais avançou, de 4,2 para 4,4, mas não chegou na meta para 2017, que é 4,7.
Ele é calculado a partir de dois componentes: a taxa de aprovação das escolas e as médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português. Os dados das provas foram conhecidos na semana passada. Os resultados de 2017 confirmam a tendência já visualizada nos últimos anos da educação brasileira. Os resultados são melhores no primeiro ciclo do ensino fundamental, perdem força no ciclo final dessa etapa e praticamente ficam estagnados no ensino médio. As redes municipais reúnem seis de cada dez dos alunos do ensino fundamental em todo país. O Ideb da rede pública nos anos finais avançou, de 4,2 para 4,4, mas não chegou na meta para 2017, que é 4,7.
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