segunda-feira, 5 de março de 2018

Secretaria de Saúde do município de Ingazeira, inovou, e fez o uso de drone para o combate ao Aedes aegypti na cidade


Segundo o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), os números de domicílios visitados sem possibilidade de ação dos agentes de endemias (domicilios abandonados ou com recusa por parte do morador), vem crescendo significativamente, chegando a casa dos 35% em algumas regiões do país. Este é sem duvidas um dos grandes desafios das ações de combate ao Aedes Aegypti, pois por melhor que seja a estratégia municipal de atuação, a não fiscalização destes imóveis, de números consideráveis, pode vir a impactar nos resultados e no aumento de casos das doenças transmitidas pelo vetor.


Visando isso, a secretaria de Saúde do município de Ingazeira, sertão do Estado de Pernambuco, inovou, e fez o uso de drone para o combate ao Aedes aegypti na cidade.

As imagens vão ajudar no monitoramento de focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika. No último sábado, junto à Iraildo Morais, da coordenação de endemias do município, um drone sobrevoou as ruas de Ingazeira e Santa Rosa, mapeando as áreas de riscos, as imagens que serão de uso exclusivo da secretaria de Saúde facilitará o controle das áreas. 

A secretária de Saúde, Fabiana Torres, disse querer reduzir ao máximo o índice das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, nesse período chuvoso

Nenhum comentário: