quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Incra Itinerante realiza atendimentos em Iguaracy. Evento de abertura foi um sucesso e superintende disse que irá perfurar um poço artesiano em cada assentamento do município.

O Incra de Pernambuco realizou nesta terça-feira (05/12), o evento de abertura do Incra Itinerante no município de Iguaracy, Sertão do estado. O evento que ocorrerá até a próxima sexta-feira (08/12), está tendo como objetivo principal trazer parte da estrutura da autarquia até municípios próximos aos assentamentos, oferecendo acesso a serviços demandados pelos beneficiários da reforma agrária.
A atividade, idealizada pela Divisão de Desenvolvimento do Incra/PE, está sendo realizada em Iguaracy no CEMUPI – Centro de Multiplo Uso de Iguaracy que fica localizado na sede do município. Veja reportagem especial sobre o encontro no vídeo acima.
O Incra Itinerante, além de Iguaracy, abrangerá outras cidades, como Ingazeira, São José do Egito, Carnaíba , Flores, Custódia e Sertânia. Ao todo, a ação beneficiará nove assentamentos da região. 
No dia de ontem, terça-feira, quando foi realizado esta matéria, o município atendido pela caravana foi o município de Iguaracy, nesta quarta-feira, o município que está sendo atendido é o de Sertânia, amanhã, quinta-feira, serão os municípios de São José do Egito, Ingazeira, Custódia, Carnaíba e Flores, já na sexta, será aberto a todos os agricultores do município de Iguaracy ou qualquer outro que quiser ser atendido.
 
Estiveram presentes ao evento de abertura, além de representantes do Governo Municipal de Iguaracy e do INRA, parceiros importantes como Diamantina, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, IPA, ITERPE, Câmara de Vereadores, representantes e comunidade assentada do município de Iguaracy.
Entre os serviços que estão sendo prestados, os assentados estão contando com emissão de dap`s, emissão de certidões, atualização cadastral, transferência de lotes, liberação de crédito, fomento mulher e desbloqueio de pendências junto ao Incra,
Nesta terça-feira, os assentados de Iguaracy, foram atendidos por chefes de divisões e técnicos do Incra/PE, no momento tiraram suas dúvidas e se serviram de diversos serviços  sem precisarem se deslocar do município até a superintendência, localizada na capital, Recife. 
A demanda de serviços superou as expectativas dos servidores da autarquia que participaram da ação. 
O superintendente regional do Incra/PE, Heliodoro Daltino, disse que era o segundo mutirão do INCRA realizado no ano de 2017, disse que esta ação foi uma reivindicação do prefeito Zeinha em busca de trazer benefícios aos trabalhadores e assentados no município de Iguaracy, e que nesta semana, ele teve a oportunidade de trazer uma equipe multidisciplinar do INCRA para resolver a maioria dos problemas em loco, aonde os trabalhadores estão tendo a oportunidade de serem atendidos com transferência de lotes, Dap’s Jurídicas, programa fomento mulher, apoio inicial entre outros créditos que o INCRA oferece aos trabalhadores assentados do INCRA. 
Sobre o prefeito Zeinha, Daltino disse que já o conhecia há bastante tempo, e que já tinha uma amizade com o mesmo antes deste ser prefeito, mas que agora, como poder público municipal, as relações entre o INCRA e a prefeitura municipal de Iguaracy foram estreitadas. O superintendente aproveitou para deixar um agradecimento especial ao prefeito Zeinha pela maneira como ele recebeu sua equipe, apoiando durante a semana o INCRA itinerante em Iguaracy 
O prefeito Zeinha disse que era um momento muito feliz para o município de Iguaracy, onde conseguiu através de uma parceria com o Incra, através do Superintendente Estadual Heliodoro Daltino, trazer a ação do Incra Itinerante para os assentados. O prefeito ressaltou que os trabalhadores tem que ir até o Recife quando precisam resolver pendências com o Incra, mas que agora, com o Incra Itinerante, estavam podendo resolver suas situações no próprio município. O prefeito falou ainda sobre o cartão que as assentadas recebem, “é uma ajuda de 3 mil reais para cada uma, então isso são coisas que tem ajudado o município”. 
Sobre Daltino, o prefeito ressaltou o anuncio que o mesmo fez de que irá fazer um poço artesiano em cada assentamento do município, “é mais uma ajuda onde a gente já tem investido muito no abastecimento da nossa região e também com o abastecimento simplificado conseguido através do Governo do Estado que tem nos ajudado muito, com o Dnocs, e agora, com essa ajuda do Incra, onde ele anunciou que vai perfurar poços nos assentamentos, a gente fica feliz com esta ação, porque pela primeira vez, um superintendente do Incra trouxe uma ação como esta para o município”.
Assessoria de Comunicação - Governo de Iguaracy/PE 

Nenhum comentário: