segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Secretaria de Saúde de Iguaracy realiza a culminância da "Campanha Setembro Amarelo". Veja como foi:

Foi encerrada na noite desta quinta-feira, 28.09, a Campanha Setembro Amarelo "Prevenção ao Suicídio" com o tema: "FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO" Após uma maratona de palestras sobre a temática em diversos órgãos públicos, a campanha foi finalizada com um importante encontro na Academia das Cidades de Iguaracy. 
A culminância da Campanha Setembro Amarelo em Iguaracy aconteceu com grande participação de crianças, jovens e adultos, estiveram presentes a Secretária Municipal de Saúde, Joaudeni Cavalcante, profissionais de saúde e do NASF, técnicos dos CRAS, religiosos e comunidade em geral. 
Foi oferecido aos presentes palestras com o Padre Rogério Veríssimo, com o Pastor Cícero Flávio e com a Psicóloga Josy Mendes, além das palestras aconteceram apresentações culturais e uma aula de Zumba comandada pelo professor Ronaldo Soares.
Foi uma noite bastante animada e diferente para a comunidade iguaraciense, que teve a supervisão da gestão municipal de saúde que vem fazendo um excelente trabalho junto a população local. Conforme informa a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados. No Brasil, órgãos e entidades públicas engajam-se em divulgar as formas de prevenção e Iguaracy aderiu a campanha.
O principal objetivo do Setembro Amarelo é chamar atenção apara os principais sinais de alerta e reconhecer os padrões de pensamento suicida, além de quebrar o tabu que existe envolvendo o suicídio de que esclarecer, conscientizar e estimular a prevenção para reverter situações críticas como as que o pais e o mundo está enfrentando. 
O problema de saúde pública que se encara é causado, principalmente, pelo desconhecimento das pessoas sobre as causas do suicídio e os tratamentos para evitar que ele aconteça. Muitas vezes, familiares e amigos não reconhecem os sinais de que alguém querido vai tirar a própria vida. Aliás, muitas vezes, a própria vítima não entende que precisa de ajuda e acaba se afundando cada vez mais em uma solidão desesperadora.
A Secretária Municipal de Saúde Joadeni Cavalcante compareceu para prestigiar o evento, ouviu as palestras e junto com a comunidade participou da Aula de Zumba. Sobre o momento, a secretária classificou de suma importância, pois disse ser preciso alertar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, "esse é um problema de saúde pública que atinge todas as classes sociais, sem distinção de raça e gênero" disse Joaudeni.
"É importante lembrar que, não apenas neste dia, mas em todos os dias do ano, profissionais da saúde estarão disponíveis para ouvir a quem tiver interesse em pedir ajuda ou tratar sobre o assunto", finalizou a secretária.
SUA VIDA VALE MUITO! 
Assessoria de Comunicação - Governo de Iguaracy/PE

Nenhum comentário: