terça-feira, 10 de outubro de 2017

QUILOMBO DOS FELIPES - Veja como foi à cerimônia de entrega da Certidão de Autodefinição.

O Governo Municipal de Iguaracy, juntamente com o Ministério da Cultura através da Fundação Cultural Palmares, na noite desta última quinta-feira, dia 05 de outubro de 2017, promoveu a cerimônia de entrega da CERTIDÃO DE AUTODEFINIÇÃO que certifica que a comunidade Queimadas dos Felipes se auto define como remanescente de quilombos. 
Cícera Alves da Silva, tem 47 anos, e sempre morou na comunidade do Sítio Queimadas dos Felipes, disse que o nome Felipe veio em razão de um ancestral, um dos primeiros a habitar na região. Cícera disse que a partir desta certidão, a comunidade será denominada formalmente por “Associação Quilombolas Queimadas dos Felipes”. Cícera não esconde sua alegria e a alegria da comunidade “está todo mundo radiante, feliz demais, foi uma luta muito longa para chegarmos até aqui, e só após a chegada do Prefeito Zeinha na prefeitura, que deu a maior força, foi que conseguimos realizar este sonho”, disse. 
A mesa de honra da cerimônia da entrega da certidão foi formada pelo prefeito do município, José Torres Lopes Filhos, pela gestora do Programa de Comunidades Tradicionais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Bernadete Lopes, pela Secretária de Assistência Social e representando os secretários municipais, Juliane Rabelo, pela Presidente da Associação Queimadas dos Felipes, Cícera Alves da Silva, pela Secretária da Associação, Taísa, pela tesoureira da associação, Maciele Paulino, por um dos fundadores da associação, José Alves de Oliveira, pelo Representante do ITP, Janduir Nunes, pelo representante do IPA, Moacir Rodrigues, pelo representante dos conselhos, Inacio Moura e pelo representando o poder Legislativo, Fábio torres. 
 
Estiveram presentes prestigiando o evento os secretários municipais Edjanilson Rodrigues (cultura), Ligia Torres (finanças), Marcos Henrique (administração), Luciano Santana (obras), Geraldo Messias (agricultura) e Adriano Paes (Esportes).
Após os discursos da mesa de honra, para festejar o momento, a comunidade se manifestou com várias apresentações culturais com a participação artística de membros da comunidade. 
As comunidades quilombolas são grupos étnicos que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. 
Com essa definição, a comunidade a partir de agora passa, então, a ter direitos e amparos legais, estabelecidos pelos artigos nº 215 e nº 216 da Constituição Federal, que preveem defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro e a obrigação do poder público em promovê-lo e protegê-lo. 
Para receber a certificação, a comunidade precisa inicialmente se autodeclarar como remanescente de quilombo. Depois, deve encaminhar à Fundação Cultural Palmares (FCP) documentos que comprovem o histórico do local como terra quilombola. 
Na sequência, técnicos da fundação visitam o quilombo para conferir a veracidade das informações recebidas. A última etapa é a emissão do certificado de reconhecimento e a publicação no Diário Oficial da União. 
Após as apresentações culturais, foi oferecido a todos os presentes um delicioso jantar. Certamente, a partir de agora, o município de Iguaracy já pode acrescentar em seu calendário mais uma data festiva, isto graças a boa vontade do seu gestor Zeinha Torres e a determinação da senhora Bernadete Lopes, que há tempos já vinha tentando parceria com o município para realização desta conquista.
Você pode ver todas as fotos tiradas no evento "CLICANDO AQUI' - via Facebook.
Assessoria de Comunicação - Governo de Iguaracy/PE 

Nenhum comentário: