segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Pernambuco sedia evento de consulta pública do DENATRAN



“Esse encontro é de grande importância para que possamos discutir mudanças e entregar soluções mais seguras aos atuais e futuros condutores do país, sempre tendo como maior objetivo a redução de acidentes de trânsito, o que já estamos fazendo em Pernambuco, por determinação do governador Paulo Câmara”. Com essas palavras o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, abriu na manhã desta sexta-feira, 1, o processo de Consulta Pública idealizado pelo Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, para receber propostas sobre as Resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.

O evento promovido em Pernambuco, estado que representou a região nordeste, aconteceu no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), parceira da ação. Durante todo o dia, além das palestras realizadas pelo coordenador de Qualificação do Fator Humanos no Trânsito do DENATRAN, Francisco Garonce e da presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco – CETRAN, Simiramis Queiroz, foram realizadas intervenções pelos presentes, que contribuíram com propostas acerca de normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos, realização de exames, expedição de documentos e curso de formação, especializados e reciclagem.

“O caminho para reduzir o número de acidentes passa pela educação e devemos fiscalizar e criar mecanismos para que os condutores cumpram as normas corretas. Não estamos criando propostas apenas para os Centros de Formação de Condutores – CFCs, DETRANs e DENATRAN, mas sim para solucionar um problema que a sociedade tem, onde todos os dias morrem uma média de 132 cidadãos no trânsito do Brasil”, enfatizou Garonce em sua apresentação. Ainda na oportunidade ele aproveitou para elogiar o trabalho realizado por Ribeiro à frente do DETRAN de Pernambuco, em destaque a evolução tecnológica dos exames e as ações educativas.

De acordo com o DENATRAN, esse processo de consulta vem sendo realizado em todo o país, procurando atender a premissa fundamental de respeito à vida no trânsito, colhendo propostas fundamentadas em teorias e práticas pedagógicas que sejam capazes de promover um trânsito mais seguro, no qual os condutores tenham condições de receber a devida formação. Os participantes que apresentaram sugestões utilizaram um formulário disponibilizado antes do evento no site do DENATRAN, onde ainda puderam conferir minutas de resoluções.

Compuseram a mesa de abertura, além de Charles Ribeiro, Francisco Garonce e Simiramis Queiroz, a coordenadora de Educação de Trânsito do DETRAN-PE, Luciana Carvalho, o presidente da Federação Nacional das Autoescolas – Feneauto, Justino Fonseca, o representante da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Ciclomotores – Abraciclo, Wilson Yasuda, o representante da Associação Brasileira dos Departamentos de Estradas e Rodagens – ABDER, Fábio Vargas, do assessor da Companhia de Trânsito e Transporte do Estado de São Paulo – Emílio Luiz Santana e o supervisor do CETH, Marcelo Torres.

Nenhum comentário: