quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Iguaraciense Francisco Alves é eleito Deputado Federal Jovem e irá novamente à Brasília

O iguaraciense Francisco Alves Quirino, 16 anos, estudante do IFPE - Campus Afogados da Ingazeira, foi selecionado para o Parlamento Jovem Brasileiro e representará Pernambuco neste projeto realizado pela Câmara dos Deputados, com o objetivo de simular a atividade parlamentar. O jovem estudante irá vivenciar a rotina de um deputado federal, com atividades como posse, eleição da mesa diretora, formação de partidos, discussão, apresentação de pareceres e votação dos projetos de lei apresentados pelos 78 parlamentares jovens, vindos de todo o Brasil. As atividades ocorrerão nas dependências da Câmara, em Brasília.

O projeto de Francisco Quirino cria na Câmara dos Deputados uma simulação das atividades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, direcionada a estudantes do ensino médio de todo o Brasil, nos moldes de simulações internacionais realizadas por universidades e instituições de todo o mundo, com o objetivo de difundir princípios das relações internacionais, conteúdo pouco conhecido no ensino tradicional, além de divulgar a CPLP e sua importância para a integração dos países de língua portuguesa. Francisco foi Deputado Mirim em 2014 e após diversas atividades pelo Brasil, voltará à Câmara como jovem parlamentar, levando o nome de sua terra natal, Iguaracy, e de todo o Sertão para as tribunas da Câmara Federal.

A estudante Thamara França, de Afogados da Ingazeira, também foi selecionada para o PJB, o projeto dela permite à concessão da Bolsa-Atleta, benefício ofertado pelo governo federal, para estudantes de escolas públicas que forem medalhistas em competições esportivas regionais e estaduais. 

Francisco e Thamara estudam na mesma turma, no IFPE – Afogados da Ingazeira. Os agora Deputados Federais Jovens irão para Brasília em 24 de setembro, e participarão, por uma semana, das atividades do Parlamento Jovem Brasileiro na Câmara dos Deputados. Francisco foi o primeiro deputado mirim da história de Pernambuco, e agora, junto com Thamara, será o primeiro deputado jovem do Sertão pernambucano.

Nenhum comentário: