quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A SAÚDE QUE QUEREMOS foi o tema da VI Conferência Municipal de Saúde de Iguaracy

A prefeitura de Iguaracy, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (22), a VI Conferência Municipal de Saúde.
O evento que aconteceu nas dependências do CEMUPI teve como tema “A SAÚDE QUE QUEREMOS” e contou com a presença de membros da equipe de governo, profissionais e servidores da saúde, associações e conselhos diversos, prestadores de serviços e sociedade civil em geral. 
A conferência que reuniu um grande número de participantes teve como principal objetivo reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS, para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e demais leis que foram criadas com estes propósitos. 
Na abertura da conferência, a Cerimonialista do município, Rosangela Pereira de Queiroz, fez a chamada para compor a mesa diretora.
A mesa foi composta com a presença do prefeito do município, José Torres Lopes Filho, da Gestora e Representante da X Gerência Regional de Saúde, Mary Delanea Pinheiro, da Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renata Dayene, da Consultora da Secretaria de Saúde, Andrezza Guimarães, da Coordenadora da Atenção Básica, Karol Lakava, da Diretora da Unidade Mista de Saúde, Valdira Rabelo, da Coordenadora de Vigilância em Saúde, Isabel Cristina, do Procurador Jurídico do Município, Fábio Neto, da Enfermeira Sanitarista e Palestrante Magna da conferência, Maria do Socorro Borborema e finalmente da anfitriã do evento, a Secretária Municipal de Saúde, Joaudeni Cavalcante Barbosa da Silva.
Após ser cantado o Hino Nacional e o Hino de Iguaracy, foi à vez do Prefeito do Município fazer o seu pronunciamento e acolhida aos participantes. Zeinha na ocasião fez um relato dos avanços conseguidos na área da saúde durante os sete meses de sua gestão a frente do governo municipal, agradeceu a presença de todos, fez um pedido especial aos servidores da saúde para que se destaquem no atendimento, pois um de seus desejos é que sua gestão seja marcada pelo bom atendimento ao público. 
Em relação à conferência, o prefeito pediu que fossem apresentadas propostas interessantes, inovadoras e que venham ajudar a população, porém, que tivessem cuidado com propostas que fogem das condições do município, "porque não adianta nada apresentar propostas que vão ficar engavetadas", disse o prefeito. 
No encerramento de sua fala, Zeinha deu a boa notícia, disse que nesta quarta-feira (23), estaria entregando a população a Casa de Apoio na cidade do Recife. 
A Secretária de Saúde, Joaudeni Cavalcante, deu boa vinda a todos e disse que o evento tinha a finalidade de avaliar a situação da saúde do Município e então definir e priorizar as propostas para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados. 
Renata Dayene, que é Presidente do Conselho Municipal de Saúde, abordou o papel do Conselho com sua inestimável importância porque garante a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde no município.
A Conferência Municipal de Saúde foi um fórum de debates entre todos os seguimentos da sociedade civil e governamental e contou com a participação de importantes atores na área da saúde local e também com representação da saúde em esfera regional, através Mary Delanea, que além de primeira dama no município, é Diretora da Gerência Regional de Saúde, a X Geres. 
Após a leitura do regimento interno da VI Conferência Municipal de Saúde de Iguaracy-PE, seguiu-se a Palestra Magna com a Srª. Maria do Socorro Borborema e que abordou o tema “A SAÚDE QUE QUEREMOS”. 
O evento contou ainda com uma breve pausa para o coffee break e após isso, foi feito a composição dos grupos para discussão e elaboração das propostas.
Nos grupos foram trabalhados quatro eixos temáticos com os seguintes temas e facilitadores:
Atenção Básica - Karol Lakava e Adriana Macena;
Média e Alta Complexidade - Valdira Rabelo, Paulinha e Cecília;
Vigilância em Saúde - Isabel, Paula, Lucenilda e Ceicinha;
Gestão - Rosildo, Joaudeni, Josilene Mendes e Maria Alves. 
Diante dos temas expostos em cada palestra, foram formados quatro grupos de discussão, com o intuito de aprofundar o debate sobre cada temática e elaborar propostas de melhorias para os serviços da saúde.
Logo em seguida aconteceu a socialização das propostas para aprovação dando por encerrado a plenária. 
A conferência proporcionou aos participantes uma troca de experiência transformadora para um bom atendimento ao público da saúde e que vai proporcionar aos usuários uma melhor qualidade de vida. A participação da população iguaraciense e dos profissionais em saúde foi de grande valia, o que tornou a conferência democrática e significativa. 
O evento contou ainda com a participação da equipe de reportagem "Um Novo Tempo" que realizou a cobertura do evento. Em breve no Blog e Facebook.
Para o sucesso do evento, a Secretária de Saúde Joaudeni Cavalcante traçou um cronograma inteligente e menos cansativo, a maioria dos que participaram permaneceram até o final, propuseram suas ideias onde questionamentos também foram feitos, ao final, surgiram novas metas que certamente serão postas em prática para que cada vez mais haja o fortalecimento da saúde no município.
Assessoria de Comunicação - Governo de Iguaracy/PE 

Nenhum comentário: