terça-feira, 6 de junho de 2017

Câmara visita menina que salvou livros da enchente

O governador Paulo Câmara visitou o distrito de Várzea do Una, neste município, para conhecer a menina Rivânia Rogéria dos Ramos Silva, que escolheu seus livros como os bens mais importantes para salvar após a enxurrada, ganhando destaque nacional.

Na ocasião, Paulo anunciou a entrega de kits para todas as escolas que tiveram suas bibliotecas afetadas.

Rivânia foi a primeira criança a ser beneficiada pela ação. Ela recebeu 80 publicações e a sua escola, Municipal Várzea do Una, outros 150 livros. “Rivânia nos inspirou. Vamos realizar essa distribuição de livros em todas as bibliotecas das escolas estaduais e municipais prejudicadas, porque nós entendemos a importância de, cada vez mais, incentivar a leitura e motivar a educação”, destacou Paulo.

O governador ressaltou também os esforços da administração estadual para a recuperação dos municípios. “Precisamos recuperar as escolas, as casas, as estradas e tudo o que foi destruído pelas chuvas que atingiram a Mata Sul e parte do Agreste. Mas saímos também felizes, porque pudemos ver o futuro de uma nova geração de pernambucanos que, com certeza, vai fazer a diferença através da educação”, afirmou.

A Secretaria Estadual de Educação está realizando um levantamento para o cadastro das unidades educacionais que necessitam desse material. A quantidade de livros enviada pode variar de acordo com a demanda de cada localidade, como explica o secretário da pasta, Frederico Amâncio. “Estamos trabalhando na construção desse planejamento, observando a peculiaridade de cada situação”, pontuou.

Ainda assustada com a grande repercussão de seu ato, Rivânia trata com naturalidade sua paixão pelos livros. “Minha avó mandou eu pegar rápido as coisas mais importantes, e eu peguei a bolsa com meus cadernos e livros. Eu gosto de ler e quero ser professora quando crescer”, confessou, afirmando que sua matéria preferida é matemática. A estudante esta matriculada na 3ª série do Fundamental I. “Meu futuro está dentro dos livros”, completou Rivânia.

Nenhum comentário: