quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Iguaracy encerra o ano classificado como insuficiente no Índice de Transparência divulgados pelo Tribunal de Contas


O nível de transparência dos municípios pernambucanos apresentou uma evolução em 2016, comparado aos números do ano passado. É o que mostra um levantamento feito nos Portais de Transparência das 184 prefeituras do Estado e divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Tribunal de Contas.

O estudo foi feito a partir de um diagnóstico dos portais da transparência das prefeituras, entre os meses de julho e setembro deste ano. Para cada portal avaliado foi calculado o ITM-PE – Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco, que pode variar entre zero e 1.000 pontos. De acordo com o valor obtido, os portais foram classificados em cinco níveis de transparência, Desejado, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente.

Segundo o levantamento, 30% das prefeituras ampliaram o seu nível de transparência, 61% permaneceram na mesma situação de 2015 e 9% apresentaram uma diminuição do índice, de acordo com a metodologia adotada pelo TCE.

O percentual de prefeituras que encontram-se nos níveis Moderado e Desejado aumentou de 27% em 2015 para 43% em 2016. A taxa de municípios enquadrados nos níveis Inexistente, Crítico ou Insuficiente que era de 73% em 2015, passou para 57% este ano.

Das cidades do Pajeú, Afogados da Ingazeira, Flores, Itapetim, São José do Egito, Brejinho, Carnaíba, Tuparetama, Calumbi e Santa Cruz da Baixa Verde estão avaliados como moderado. Já Serra Talhada, Tabira, Iguaracy, Ingazeira, Solidão, Quixaba e Santa Terezinha estão classificados como insuficientes.

O curioso é que o Recife é a única cidade de Pernambuco a obter um nível 'desejável' no ranking de transparência.
Mais Pajeú

Nenhum comentário: