segunda-feira, 18 de julho de 2016

Datafolha: Lula lidera disputa para presidência, mas não venceria 2º turno

Pesquisa Datafolha divulgada na tarde deste sábado (16) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança da corrida eleitoral para a presidência da República em 2018. O petista, entretanto, não venceria uma eventual disputa de segundo turno. 

Numa primeira simulação, o Datafolha colocou Aécio Neves como candidato do PSDB. Nesse cenário, Lula aparece com 22%, seguido por Marina Silva (Rede) com 17% e o senador tucano com 14%. Jair Bolsonaro (PSC) é o quarto colocado, com 7%, e Ciro Gomes (PDT) e o presidente interino Michel Temer (PMDB) dividem a quinta colocação, com 5% cada. Completam a lista, Luciana Genro (PSOL) com 2% e Ronaldo Caiado (DEM) e Eduardo Jorge (PV), com 1% cada. Brancos e nulos aparecem com 18% e 7% dos entrevistados não opinaram.

Aécio é o possível candidato do PSDB com maior porcentagem. O ministro das Relações Exteriores José Serra aparece com 11%. Simulação feita com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin o coloca com 8% das intenções de voto. 

Com relação ao segundo turno, um embate entre Lula e Marina Silva coloca a candidata da Rede com 44% ante 32% do petista. Caso José Serra fosse o adversário de Lula, o tucano levaria a melhor com 40% contra 35%. 

O ex-presidente também aparece como candidato com maior índice de rejeição: 46%. Na sequência vêm Aécio Neves e Michel Temer, com 29% cada, José Serra e Jair Bolsonaro, com 19% cada, e Marina Silva, com 17%. Geraldo Alckmin tem taxa de rejeição de 16%, Ciro Gomes aparece com 13% e Luciana Genro com 12%. Completam a lista Luciana Genro (PSOL) com 12% e Eduardo Jorge e Ronaldo Caiado, com 10% cada.

Nenhum comentário: