quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Comissão promove debate sobre agricultura familiar


A Comissão de Agricultura realizou audiência pública nesta terça (1) para debater assuntos relativos ao financiamento, à assistência técnica e à distribuição de produtos da agricultura familiar em Pernambuco. O encontro reuniu agricultores e representantes do Governo estadual para debater os desafios do setor, que reúne cerca 275 mil estabelecimentos em todo o Estado.


“A agricultura familiar produz 70% dos alimentos comercializados no Estado, mas seus recursos ficam no próprio município, movimentando a economia local”, observou Doriel Barros, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Pernambuco (Fetape). Para Osmar Feijó, representante da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) , “o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) precisa vir acompanhado do serviço de assistência técnica e da oferta de espaços para comercialização”.

Segundo o diretor de Extensão Rural do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Albérico Rocha, “a assistência técnica pode aumentar a produtividade dos estabelecimentos em mais de 300%”. Ele acrescentou que, “sem o determinado suporte, os recursos do Pronaf apenas irão deixar os agricultores mais endividados”.

O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Miguel Coelho (PSB), destacou que “os dados apresentados na audiência mostram que a melhoria da produtividade não tem impacto só financeiro, mas muda inteiramente a vida de uma família que depende de sua produção”. O parlamentar também anunciou a realização de um levantamento dos projetos envolvendo a agricultura familiar que tramitam na Assembleia para definir propostas que possam melhorar a situação do setor.
Diário Oficial de Pernambuco

Nenhum comentário: