terça-feira, 5 de maio de 2015

Princesa Isabel sem água


O colapso no abastecimento de água pelas águas do Jatobá II, já havia sido anunciado há dois meses, quando autoridades municipais e população foram alertadas sobre o baixo volume do principal manancial que abastece o município de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba.

São 21 mil pessoas na zona urbana que ficarão a partir desta terça-feira (05/05) sem água em suas torneiras, pois segundo informações do Gerente Local da Cagepa, Gledson Nunes, o fornecimento foi suspenso pela incapacidade do motor em bombear as águas.

Segundo Gledson, ainda nesta terça-feira (04) será colocado um flutuador para tentar captar o ‘resto’ da água, mas não deve durar mais que um dia. O alerta agora é para racionar a água armazenada nas residências, pois a seca que assola a região nordestina e que castigou a população princesense, não tem data para cessar.

Estamos em uma região geográfica que propicia o evento da seca de forma periódica, e atividades de enfrentamento são necessárias nestes períodos mais difíceis. O solo rochoso, os açudes e represas secas, vegetação pedregosa, prejudica a manutenção de rebanhos, plantações e castiga a vida do sertanejo. Com o fornecimento de água suspenso pela Cagepa, a pequena cidade de Princesa Isabel deverá enfrentar sérios problemas, pois até os serviços básicos do município, como escolas, creches, PSF e hospitais, poderão ser prejudicados em seus atendimentos. As informações são de Sabrina Barbosa.

Nenhum comentário: