terça-feira, 23 de setembro de 2014

IGUARACIENSE FRANCISCO ALVES GANHA MAIS UM PRÊMIO, DESTA VEZ ENTRE 700 PROJETOS

O Plenarinho recebeu mais de 700 projetos de lei para o Câmara Mirim. Isso mesmo, foram mais de 700 ideias de crianças que estão ligadas nos problemas de sua comunidade e seu país e apresentam propostas para resolvê-los. Deu uma trabalheira analisar tanta proposta legal e ter que escolher apenas três, que virão a Brasília no Câmara Mirim, em 30 de outubro, defender sua proposta em Plenário. Vamos aos vencedores?

Francisco Alves Quirino, 13 anos, de Afogados da Ingazeira (PE), Lívia Pessoa Carneiro, 12 anos, de Belo Horizonte (MG) e Zack Igor Nascimento de Carvalho, de Serrinha (BA) são os vencedores do Câmara Mirim 2014. Eles tiveram ideias bem legais, que se destacaram pela originalidade e pela importância.

Os três projetos escolhidos dispõem sobre educação e cultura e isso mostra que a garotada está preocupada com essas áreas que são muito importantes para o futuro do nosso país.

Francisco mora em Iguaraci – PE que fica a 370 km de Recife e estuda na Escola de Aplicação Dom João José da Mota e Albuquerque. O projeto dele estabelece uma "Conferência Nacional Infantojuvenil dos Estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio (CNIJE)" que deve acontecer a cada quatro anos e tem como tema central a "A Participação e os Direitos Estudantis". O projeto pretende assegurar os direitos estudantis garantidos pela Constituição. Leia a íntegra do projeto aqui.

Outra vencedora foi a Lívia que mora em Belo Horizonte – MG e está no 7º ano no Colégio Bernoulli, que já teve alunos vencedores em edições passadas do Câmara Mirim. Este ano, a Lívia enviou seu projeto que pretende incentivar a leitura. Na proposta dela, fica determinado que todo estabelecimento ou empresa que disponibilizar uma minibiblioteca para seus clientes ou empregados será beneficiado com desconto de 1% no ICMS. Confira aqui o projeto completo.

O terceiro vencedor é o Zack que mora em Serrinha – BA, e projeto dele trata sobre cultura. Zack teve a ideia de distribuir uma “Bolsa Cultura” a crianças, jovens e adolescentes que participarem de forma amadora de projetos culturais, como grupo teatral, orquestras, danças, sambas de roda, etc. Segundo Zack, o projeto contribuirá para a formação do artista do futuro. Confira o projeto na íntegra aqui.

Agora é só esperar o dia 30 de outubro e se preparar para as defesas dos projetos em Brasília. O Plenarinho agradece todas as crianças que participaram enviando seus projetos. Sua contribuição é muito importante para a conscientização democrática da garotada brasileira!

Nenhum comentário: