quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Em Santos, MP apura se drone derrubou avião de Eduardo

Chico Peixoto/LeiaJá Imagens
Foto: Chico Peixoto/ Leia Já

Em visita que fez, há pouco, ao Ministério Público Federal, em Santos, o advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, obteve informações de que o avião que levava o candidato do PSB e mais seis pessoas, do Rio para Santos, no último dia 13, tenha sido derrubado por causa de um choque com um drone, equipamento aéreo não tripulado, acionado por controle remoto com capacidade de fazer imagens.

Se isso for comprovado ao final do inquérito, muda todo o curso do processo, porque a responsabilidade recai sobre a Aeronáutica, que nega qualquer possibilidade nesta direção. Mas o jornal O Estado de São Paulo chegou a noticiar, no dia seguinte à tragédia, uma notificação foi feita pela FAB a todos os pilotos que fossem trafegar pela região, dando conta que, a cerca de 20 km de distância da pista do aeroporto da cidade, havia uma área destinada para voos de drones e VANTS (Veículo Aéreo Não Tripulado).

Os drones podem causar danos e acidentes aos aviões, assim como aves e outros objetos voadores. “Esta é uma linha nova de investigação para desvendar o acidente e elucidar a morte do meu irmão”, disse, ao blog, o advogado Antônio Campos.

Em Santos, onde passou todo o dia de hoje, Antônio Campos procurou moradores que tiveram prejuízos com a queda do avião que matou o seu irmão e mais seis pessoas para dizer que pretende ressarcir os danos. Ele esteve com moradores que tiveram casas e propriedades atingidas pela aeronave que caiu no último dia 13.

'Ele veio fazer uma visita de solidariedade, com objetivo de tranquilizar. Ele disse que ele e a família querem ressarcir os danos', disse Benedito Juarez Câmara, 69, dono de uma academia que ficou destruída na queda. Câmara não tem seguro do imóvel. Desde o acidente, segundo ele, 16 funcionários estão sem trabalho e os alunos especiais estão sem atendimento.

Sobre a visita aos que tiveram suas casas atingidas, Campos prometeu solidariedade e empenho em cobrir todos os prejuízos. 'Ele disse que quer falar com um a um. E que a viúva [Renata Campos] do Campos sente muito. Eles estão todos dispostos a pagar, e entendi que também o partido', disse um dos moradores.
Magno Martins

Nenhum comentário: