quinta-feira, 10 de abril de 2014

NOVO FORD KA TERÁ MOTOR 1.0 TRÊS CILINDROS

A Ford do Brasil aderiu à moda dos motores 1.0 três cilindros e lança no país o novo 1.0 3C Duplo Comando Flex. Com 85 cv a 6.500 rpm e 10,7 kgfm de torque a 4.500 rotações quando abastecido com etanol, o novo propulsor equipará a nova geração do Ka, prevista para chegar às lojas em julho. O bloco, considerado o 1.0 mais potente do Brasil, também deverá estar na inédita versão sedã do compacto, que deve ser lançada no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. "Sim, ele poderá equipar a versão sedã do Ka, mas não estou afirmando que irá", desconversa Rogerio Goldfarb, vice-presidente da Ford no Brasil. 

Para Andre Leite, gerente de marketing de produto da marca, caso a marca resolva integrar o novo motor à gama do três volumes, isso poderá render oportunidades interessantes. "Em alguns mercados, há uma faixa em que o Fiesta Rocam 1.6, por exemplo, não alcança os consumidores, então temos uma boa chance de entrar com um produto desse tipo".

Embora a montadora ainda resguarde várias informações sobre a dupla de compactos até a época do lançamento, é certo que as versões mais básicas tanto do hatch quanto do sedã sairão da fábrica equipados com direção elétrica, ar-condicionado e vidros e travas elétricas. Nas configurações mais completas, podemos esperar por itens como sistema multimídia e mais tecnologia.

Novo 1.0 três cilindros

O novo motor conta com a tecnologia de duplo comando de válvulas (TiVCT), que varia os comandos de admissão e escapamento independentemente, além de dispensar o tanquinho de gasolina para partidas a frio. O cabeçote é feito em alumínio e leva correia com lubrificação permanente, sistema de arrefecimento de duplo estágio e passou por modificações para diminuir as vibrações. Entre elas, o coletor de escape, que é integrado ao cabeçote.

“O motor Ford 1.0 3C Duplo Comando Flex é a nova referência em propulsores dessa cilindrada, com refinamentos que aumentam a eficiência com etanol e gasolina. Derivado do premiado motor 1.0 EcoBoost, que gerou mais de 120 patentes mundiais, ele é o primeiro três cilindros flex da Ford e, além de ser o melhor da classe em potência e torque, também estará entre os melhores em economia de combustível”, disse Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul.

A montadora por enquanto não divulga o consumo do novo três cilindros que pesa 85 kg, mas Volker Heumann, gerente de desenvolvimento de motores da Ford, afirma que trata-se de " um dos melhores motores da categoria em termos de consumo", afirmou.
Auto Esporte

Nenhum comentário: