quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

RETIRADA ILEGAL DE ÁGUA DO ROSÁRIO PELO SERROTE REDONDO PODE ESTAR COM OS DIAS CONTADOS


Na ultima quarta feira (26), aconteceu em Iguaraci na câmara de vereadores, um grande debate sobre o Açude Rosário, a reunião foi convocada pelo CONSUL (Conselho dos usuários do Açude Rosário), fizeram parte da reunião os representantes do DNOCS, Compesa, APAC, IPA, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira Totonho Valadares, o prefeito de Iguaraci, alguns vereadores e parte da população.


O Vereador Fábio Torres cobrou um posicionamento do Conselho dos usuários do Açude Rosário (CONSUL), em relação à retirada d’água do Açude Rosário pela empresa Agropecuária SERROTE REDONDO, o mesmo afirmou que a retirada está irregular, já que a empresa não tem autorização da ANA (agencia nacional das águas) para utilizar a água do Açude. O mesmo também afirmou que a água utilizada por dia pela empresa é superior ao uso do próprio município e acha que o cancelamento deveria ser imediato. Cabe agora ao conselho atender ao pedido dele e da população Iguaraciense, que considera o Açude como seu maior patrimônio. 


No decorrer do debate o ex prefeito de Afogados da Ingazeira Totonho Valadares, em uma nítida tentativa de defender o uso da água do Açude Rosário pelo Serrote Redondo, comparou por diversas vezes a retirada da água pelo abatedouro com a evaporação, alem de afirmar que não se existe assoreamento no açude já que não houve um estudo que comprove, mais por fim tocou em um ponto muito importante que foi a falta de fiscalização já que realmente ninguém sabe ao certo a quantidade retirada pelo Serrote Redondo diariamente.

Logo em seguida o prefeito de Iguaraci Francisco Dessoles, iniciou sua fala chamando de ilegal o uso da água do açude pelo Serrote Redondo, que foi confirmado pelo representante da APAC, e afirmou ao ex prefeito que o assoreamento existe sim, “são 33 anos recebendo água dos rios sem nenhuma manutenção, qualquer pessoa com ou sem estudo sabe que o assoreamento existe e está La” disse o prefeito, o prefeito também aproveitou para lembrar a todos o parentesco entre Totonho Valadares e um dos donos do abatedouro em questão.


Ao fim dos debates, foi enviado a ANA (Agencia Nacional de Águas), a denúncia da retirada irregular de água pelo Serrote Redondo, sendo aceita a denuncia será, proibida a retirada imediatamente.

Nenhum comentário: