sexta-feira, 1 de novembro de 2013

EMANCIPAÇÃO DE DISTRITOS GERA DEBATE POLÊMICO NA PAJEÚ

Defensores do projeto de emancipação de Distritos de Ibitiranga, Fátima e Jabitacá estiveram em debate no Programa Manhã Total (Rádio Pajeú)  sobre o desejo de virarem cidades.
Luiz Alberto destacou que na década de 90, por pouco Ibitiranga não virou cidade. “Mas hoje reúne mais condições. Temos projeto de estrada pavimentadas, praças, academias, colégio, infra estrutura”. Ele informou que além da sede, comunidades como Serra Branca, Novo Pernambuco e até áreas na Paraíba integrarão o novo município.
Nelson Tadeu, Presidente da Associação Emancipadora de Fátima, destacou os trâmites da legislação. Nada das proposições anteriores vão valer mais. O pedido deve ser feito com 20% dos eleitores do Distrito para Alepe. Depois  é feito o Estudo de Viabilidade Municipal em vários relatórios, sócio econômico, populacional, ambiental, dentre outros”. Ele afirmou que após tudo isso tem que haver aprovação na Alepe. “Aí vai para o plebiscito”.
Sobre Fátima, ele afirmou que o Distrito tem todas as condições dentro da Lei 1406 que dia 12 será sancionada por Dilma. “Fátima tem 5 mil habitantes. .Vai se unir com Sítio dos Nunes para atender”.
Américo Barros, de Jabitacá, afirmou que há uma dificuldade : a população de 5.500 habitantes. “Se seguir a delimitação do Rio do Pau do Fumo chegamos a 6.500″. Ele afirmou que TCE deveria se preocupar com questões como o Mensalão.
emendamouraibitiragnga
A Emenda de Moura : para Luiz, ele e Antonio Mariano derrubaram o sonho de Ibitiranga.

Culpando Moura e Mariano : Luiz Alberto voltou a culpar Edson Moura e Antonio Mariano pela não emancipação do Distrito em 1991. Até apresentou print da Emenda de Moura, que abriu espaço apenas para a emancipação de Quixaba.
Muitos ouvintes se manifestaram das mais diversas formas. “Se Solidão, que é pequena, é emancipada, porque os outros Distritos não podem?” – perguntou Maria Helena Magalhães. “Ibitiranga por exemplo tem mais de 15 empresas que prestam serviço”, defendeu Marcela Silva.
Foram contrários ouvintes como João Bezerra: “o roubo vai aumentar. As cidades que existem já vivem se arrastando”. E Bruno Siqueira : “Só vem aumentar as despesas dos governos. É melhor ver qual município não têm condição de ser cidade para voltar a ser distrito.
Ouça : Você pode ouvir o Debate na íntegra, clicando aqui.
Nill Junior

Nenhum comentário: