domingo, 8 de setembro de 2013

Solicitação de isenção da taxa do Vestibular do IFPE começa nesta segunda (9)

Os interessados em concorrer às vagas do Vestibular 2014 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) podem solicitar, a partir desta segunda-feira (9), a isenção da taxa de inscrição, que custará R$ 20 para cursos técnicos e R$ 40 para o superiores. A solicitação pode ser feita até a próxima quinta-feira (12), pelo site http://cvest.ifpe.edu.br, onde há um requerimento padrão para ser preenchido.
A isenção será concedida aos candidatos com renda familiar per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio (1,5) e que sejam oriundos da rede pública de ensino ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. “É necessário que o estudante tenha cursado todo o ensino fundamental na escola pública ou como bolsista integral da rede privada para solicitar isenção da taxa para os cursos técnicos na modalidade integrado. Já os que concorrerão às vagas dos cursos superiores ou técnicos na modalidade subsequente devem ter cursado todo o nível médio na rede pública ou como bolsista integral da rede privada”, ressalta o presidente da Comissão do Vestibular (CVEST), Marcos Maciel.
Também será concedida isenção às estudantes ou egressas, inclusive seus dependentes, do programa Mulheres Mil, além do ProIFPE. Quem solicitar a isenção deverá comparecer ao campus ou polo da Educação a Distância (EaD) do IFPE onde concorrerá à vaga, no período de 9 a 13 de setembro, das 9h às 12h ou das 14h às 17h, para entregar a documentação comprobatória de que atende aos requisitos da isenção. A lista com todos os documentos que podem servir como comprovantes está disponível no site da CVEST.

O resultado da solicitação da isenção será publicado no dia 20 de setembro, primeiro dia de inscrição do Vestibular 2014. Os contemplados deverão se inscrever, normalmente, como todos os outros candidatos, no site do IFPE. A única diferença é que ao final do processo, realizado totalmente on-line, não será gerado o boleto bancário para pagamento da inscrição.
Os candidatos aos cursos na modalidade Proeja são automaticamente isentos da taxa. Nesse caso, não é necessário solicitar o benefício. O IFPE oferecerá 6.601 vagas para o ano de 2014, sendo 5.083 para cursos técnicos e outras 1.518 para cursos superiores. Metade delas é reservada aos oriundos da rede pública de ensino. Há ainda cotas específicas para pretos, pardos, índios e moradores da zona rural. As inscrições serão realizadas de 20 de setembro a 14 de outubro. A prova ocorrerá no dia 1 de dezembro.
 ASCOM

Nenhum comentário: