quinta-feira, 19 de setembro de 2013

SAÍDA DE MINISTRO PODE AFETAR OBRAS DAS ADUTORAS NO SERTÃO ?

A decisão do PSB de entregar os cargos, incluindo o do Ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) colocou uma preocupação a mais em áreas afetadas pela estiagem em municípios sertanejos.

A dúvida é saber se a saída de FBC afetará a continuidade de obras estratégicas para convivência com a seca, algumas emergenciais como as Adutoras do Pajeú e do Oeste.

Dita a regra institucional que as ações terão que ter continuidade, tocadas pelo DNOCs em Pernambuco seja qual for o novo Ministro indicado por Dilma.

Mas não é segredo que para Bezerra Coelho, que tem interesse em ser o candidato do PSB ao governo do Estado, as ações eram especialmente estratégicas, a ponto de o Ministro manter agenda constante nas cidades beneficiadas para acompanhar e entregar as obras, mesmo que com algum atarso no cronograma original.

O último ato de Fernando como ministro no Sertão foi a ida a Calumbi para inaugurar trecho da Adutora do Pajeú, com promessa de que a obra chegará a Afogados da Ingazeira em novembro, com nova etapa sendo licitada para levar água entubada até Taperoá-PB.

O receio é de que o trâmite burocrático natural da transição de comando e o tempo para que o novo titular tome pé da estrutura enorme da pasta afete essa e outras obras. A bancada pernambucana especialmente do PT, que agora será o maior elo com a presidenta Dilma, terá que estar especialmente vigilante. O Ministro entregou o cargo. E o Sertão quer a entrega urgente das Adutoras.
Nill Junior

Nenhum comentário: