sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Obama promete ao Brasil esclarecer espionagem, diz assessor

Os presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff conversam antes do início da reunião do G20 em São Petersburgo, nesta quinta (5) (Foto: Pablo Martinez Monsivais/Reuters)





O presidente americano Barack Obama afirmou aos presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e México, Enrique Peña Nieto, que seu país "continuará trabalhando" com seus respectivos governos para "esclarecer" a preocupação provocada pelas revelações de espionagem dos serviços secretos dos Estados Unidos.

A informação foi revelada nesta sexta-feira (6) por Ben Rhodes, conselheiro adjunto de segurança nacional para as comunicações estratégicas dos EUA, em São Petersburgo,onde Obama se reuniu na quinta-feira (5) com Dilma e conversou com Peña Nieto na reunião de cúpula do G20.

A Casa Branca confirmou o encontro de Obama e Dilma Rousseff pouco depois do cancelamento da viagem de uma missão técnica brasileira aos Estados Unidos para preparar a visita oficial que a presidente deve fazer a Washington em 23 de outubro.

O Brasil havia solicitado explicações formais e por escrito aos Estados Unidos após as denúncias da imprensa de escutas telefônicas da própria presidente.

Peña Nieto recebeu de Obama a promessa de uma investigação das denúncias de espionagem quando ele era candidato à presidência mexicana.
G1

Nenhum comentário: