sexta-feira, 30 de agosto de 2013

WILSON DAMÁSIO PROMETE MAIS ATENÇÃO NO COMBATE A CRIMES NO SERTÃO


O Secretário de Defesa Wilson Damásio esteve conversando com o blogueiro Nill Junior no Programa Manhã Total (Rádio Pajeú) sobre os temas que tem norteado o debate sobre segurança no Estado e região. 
Leia :
A discussão do uso ou não de máscaras em manifestações tem colocado em rota de colisão a Secretaria e o MP ?
Não. Somos grandes parceiros. Debate é bom e ajuda a esclarecer. Qualquer estudante de direito sabe o que a Lei encaminha sobre isso. Na realidade o que se quer é disciplinar o assunto. O protesto de ontem foi irreverente, não  houve quebra-quebra. Não vamos impedir que eventos dessa natureza venham a ocorrer. O que a gente não quer é que integrantes de grupos que pregam a violência usem mascaras. No exterior, pessoas como essas não podem se manifestar. São violentos. No mais é só questão de interpretação .

Há uma reclamação de que faltam policiais no Pajeú. O que  pode ser feito ?
Fizemos a contratação de PMs no início do ano e o sertão recebeu 150 PMs. Estamos  investindo muito, construindo área integrada de segurança. Para fazer  novas contratações temos dificuldades financeiras e a questão fiscal que impede governante a aumentar despesa de pessoal. Temos que investir em um trabalho operacional de grande envergadura. Os homicídio ano no Pajeú caíram de 13 para 9, com redução de 30,8%.Realmente aumentaram os crimes contra o patrimônio. Recomendei ao Diretor Integrado do Sertão que dê atenção especial a esta área.

O  Prefeito de Iguaraci, Francisco Dessoles, defende que em cidades menores  seja obrigatório o fim temporário de capacetes para coibir estes crimes com motoqueiros. O que o senhor acha?
A  gente está buscando avançar para aqui para obrigar motoristas de cinquentinhas para usar capacete, reduzindo mortes. Portanto, respeito mas discordo. Entendemos que a  polícia tem que agir mais mesmo. Mas são episódios cíclicos como nos arrombamentos de caixas eletrônicos. Há uma migração da criminalidade. Vamos melhorar o policiamento.

Há PMs do Pajeú que querem vir pra cá mas trabalham fora. Eles podem ser  transferidos para sua área ?
Podem perfeitamente. Já conversei como comandante geral da PM para que facilite essas remoções. Se tenho um policial do Sertão na capital, temos que fazer um esforço para leva-los à sua região de origem. O que os PMs precisam entender também é que não pode fazer concurso  para uma região e no dia seguinte migrar para outra. Temos prazos. Mas vamos trabalhar para facilitar a fixação dos policiais em sua terra de origem. 
Nill Junior

Nenhum comentário: