![]() |
| Thamires Torres, Janaina Diniz, Antonio Carlos Figueira, Fabiana Torres E Polyanna Viana. |
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) finaliza, em Serra Talhada, o I Fórum Macrorregional de Atenção Primária e Oficina de Acolhimento e Planejamento. O evento, nesta quinta (07/03) e sexta-feira (08/03), no Hotel São Cristovão (Av. João Gomes de Lucena, 3478, São Cristovão), busca tratar da situação do sistema de saúde dos municípios, além dos principais indicadores de políticas e doenças das cidades.
A iniciativa é voltada para todos os profissionais de 35 cidades que englobam as Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, que atendem 800 mil pessoas. O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, participa da abertura do evento, às 18h desta quinta.
De acordo com a superintendente de Atenção Primária da SES, Francisca Carvalho, as discussões serão focadas na política estadual de fortalecimento da Atenção Primária e no programa de melhoria na qualificação do atendimento da Atenção Primária. Dentro desse panorama, serão analisados os números de dez indicadoras, como saúde materno infantil, doenças negligenciadas e doenças congênitas.
Os municípios destaques em alguns dos pontos poderão partilhar suas experiências exitosas. A SES ainda auxiliará as localidades a repensarem o modelo de trabalho para atingir os índices considerados favoráveis para cada área.
Para a gerente de Gestão Estratégica e Participativa da SES, Ana Paula de Melo, o objetivo da oficina é apresentar aos novos gestores da Saúde o processo de implantação dos dispositivos do Decreto 7.508/2011 e do Contrato Organizativo de Ação Pública (Coap) em Pernambuco, além de validar o Mapa de Saúde e os problemas prioritários regionais e discutir a Política Estadual de Fortalecimento da Atenção primária e o Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ/AB). "Com a apresentação do que já foi realizado e a validação por parte dos novos gestores, daremos continuidade ao processo de construção que irá nortear as ações e os serviços de saúde em cada região", comentou.
O fórum tratará, ainda, sobre financiamento no SUS, assistência farmacêutica, além dos desafios e perspectivas do SUS. Todos os convidados participarão de discussões, farão grupos de estudos e apresentarão trabalhos sobre os temas abordados. O encontro foi realizado no Recife, Petrolina e Caruaru, contemplando todas as regiões do Estado.
Texto Darcio Rabêlo

Nenhum comentário:
Postar um comentário