terça-feira, 14 de maio de 2013

Carros feitos no Brasil são mortais, aponta agência internacional



latin-ncap-celta-2011
A falta de segurança dos carros brasileiros mais uma vez virou reportagem internacional nesta segunda-feira (13). Um texto da agência de notícias Associated Press, republicada em diversos portais e sites ao redor do mundo, aponta detalhes das principais causas que fazem dos nossos automóveis uns dos mais inseguros do planeta, apesar de custarem caro e renderem lucros enormes às montadoras.
Conforme explica a publicação, o Brasil hoje é o quarto maior mercado consumidor de automóveis do mundo, atrás apenas da China, dos Estados Unidos e do Japão. A economia em plena floração faz com que milhares de veículos sejam vendidos a cada mês, saciando a sede de consumo da nova classe média, que na maioria das vezes realiza o sonho do primeiro carro. Quando chegam às ruas, no entanto, os automóveis configuram o que a agência chama de “tragédia nacional”.
De acordo com especialistas, grande parte das mortes ocorridas todos os anos no trânsito poderia ser evitada se os carros fossem mais seguros. Produzidos com soldas fracas, chapas de aço de qualidade duvidosa e dispondo de poucos equipamentos de segurança na comparação com modelos vendidos na Europa e nos Estados Unidos, os carros brasileiros são considerados verdadeiros meios de transportes mortais.
latin_ncap_fiat_uno_2011_620_413
“Os carros de entrada do mercado brasileiro, não por acaso os mais vendidos, são extremamente perigosos, isso não pode ser negado. A taxa de mortalidade em acidentes por aqui é quatro vezes maior que a constatada nos Estados Unidos”, afirma Maria Inês Dolci, coordenadora de um grupo de defesa do consumidor. Médico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Dr. Dirceu Alves completa: “A gravidade com a qual aparecem os feridos nos hospitais é simplesmente assustadora. Ferimentos assim sequer deveriam estar acontecendo”.
uol

Nenhum comentário: